Às 04h00 (hora local) desta quinta-feira, o centro da nona tempestade da atual temporada estava localizado a cerca de 170 quilômetros a leste de Mong Cai, na província de Quang Ninh, e trazia consigo ventos fortes de nível nove (75-88 km/h) e rajadas superiores.
Ragasa se desloca para oeste, a uma velocidade de cerca de 20 km/h, e enfraquecerá para depressão tropical à tarde, quando atingir as províncias e cidades do nordeste do Vietnã, previu a fonte.
Por sua vez, a Estação Hidrometeorológica do Norte informou que durante todo o dia desta quinta-feira e até a noite de amanhã, Hanói terá chuvas moderadas a intensas, que em alguns locais poderão ser muito intensas.
A agência alertou que as tempestades elétricas podem ser acompanhadas por tornados, raios e fortes rajadas de vento que podem derrubar árvores e danificar casas, infraestruturas e o tráfego, bem como causar inundações em áreas urbanas, residenciais e baixas.
Quanto ao desenvolvimento da tempestade número 10, batizada de Bualoi, o próprio Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica avisou que ela continua se fortalecendo no oceano Pacífico e, no momento, tem ventos de intensidade 10 (89-102 km/h) e rajadas superiores.
Bualoi se desloca atualmente para oeste-noroeste, a uma velocidade de 15-20 km/h, e a previsão é que amanhã à noite entre no mar do Leste.
npg/mpm/bm