Quarta-feira, Setembro 24, 2025
NOTÍCIA

Membro de gangue aterroriza Porto Príncipe com vingança

Porto Príncipe, 24 set (Prensa Latina) O chefe de uma coalizão de gangues chamada Viv Ansanm, Jimmy Cherizier, conhecido como Barbecue, mantém hoje parte da capital haitiana em alerta, após anunciar que vingará a morte de civis durante uma operação antipandillas. No distrito de Simon Pelé, em Cité Soleil, dois drones kamikaze explodiram, dirigidos ao líder da gangue Albert Steevenson, conhecido como Djouma.

De acordo com o jornal Haiti Libre, no momento do ataque, Djouma se preparava para comemorar seu aniversário e distribuía presentes às crianças, das quais oito perderam a vida e outras seis ficaram feridas, algumas gravemente. Três civis morreram. A Rede Nacional para a Defesa dos Direitos Humanos do Haiti acusou a polícia de lançar o ataque sem provas.

Por sua vez, o Observatório do Haiti, dentro da Iniciativa Global contra o Crime Organizado, criticou a lentidão na emissão de um comunicado oficial.

Questionou quem seriam, afinal, os responsáveis pelo incidente e mencionou o primeiro-ministro provisório, Alix Didier, o Conselho Presidencial de Transição ou as empresas de segurança conhecidas como mercenárias que operam os drones.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa