Segundo escreveu a diplomata em sua página no Telegram nesta quarta-feira, o avião em que o ministro de Moscou viajou para os Estados Unidos seguiu a rota norte, levando 11 horas e 40 minutos para completar o trajeto.
O evento central da visita será o discurso de Lavrov perante o plenário da Assembleia, marcado para 27 de setembro.
À margem dos eventos, o chefe da diplomacia russa tradicionalmente realizará um grande número de reuniões bilaterais. Entre elas, estão previstas negociações com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
A porta-voz indicou ainda que Lavrov também prevê conversar com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Além disso, ele participará de uma série de eventos ministeriais em vários formatos, incluindo os do BRICS, do Grupo dos Vinte (G20), da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, bem como no formato do Grupo de Amigos em Defesa da Carta da ONU.
Ao retornar de Nova York, o ministro russo participará da XXII sessão anual do Clube Internacional de Debates Valdái, que acontecerá na cidade russa de Sochi, de 29 de setembro a 2 de outubro, confirmou Zajárova.
Segundo a diplomata, em sua intervenção em 30 de setembro, Lavrov avaliará a situação internacional e apresentará as principais iniciativas da política externa russa.
No plano bilateral, em 1º de outubro, o ministro manterá reuniões separadas com seus homólogos da Abcásia, Oleg Bartsits, e da Ossétia do Sul, Ajsar Dzióev, nas quais abordarão temas-chave da agenda comum e assinarão os planos atualizados de consultas interministeriais para 2025 e 2026.
Posteriormente, os três ministros realizarão uma reunião trilateral para debater questões de política externa de interesse mútuo, incluindo a cooperação em fóruns internacionais sobre segurança e estabilidade na região da Transcaucásia.
Zajárova lembrou que a última reunião neste formato trilateral ocorreu em 4 de outubro do ano passado, em Moscou.
A 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU começou em 9 de setembro em Nova York e se estenderá até o dia 23. O debate de alto nível, no qual costumam participar chefes de Estado e de governo, será realizado entre 23 e 29 de setembro.
oda/gfa/bm