A mais recente apreensão por esse crime ocorreu no dia 20, no quilômetro 248, jurisdição de Pajapita, departamento de San Marcos, quando um homem de 27 anos (não identificado) foi detido, descreveu o oficial ao Diario de CentroAmérica. No referido fato, acrescentou, as forças da ordem interceptaram o indivíduo que transportava em um micro-ônibus nove migrantes haitianos, cinco homens e quatro mulheres.
Os estrangeiros foram levados ao Instituto Guatemalteco de Migração para os procedimentos de retorno correspondentes, acrescentou o relatório.
Ele mencionou outra captura realizada no dia 2 deste mês na aldeia de San Ixtán, Jalpatagua, Jutiapa, onde agentes da PNC, após uma perseguição, prenderam uma pessoa de 42 anos.
O homem transportava na parte traseira 11 migrantes, entre eles um menor de idade, precisou.
Com as capturas, as autoridades de inteligência podem localizar grupos que se movimentam em departamentos fronteiriços como San Marcos e Huehuetenango, alertou o analista em questões de segurança, Mario Mérida, citado pelo meio de comunicação.
“Isso ajuda a descobrir as rotas que eles usam e saber se estão envolvidos em outros crimes transnacionais, como o tráfico de drogas”, explicou o especialista.
Ele recomendou manter firmes as relações entre as agências policiais e de inteligência no cenário internacional para “fechar o caminho” aos criminosos.
A PNC da Guatemala capturou 33 pessoas acusadas de tráfico ilícito de migrantes no primeiro trimestre deste ano, de acordo com relatórios anteriores.
As forças de segurança deste território centro-americano prenderam mais de 80 pessoas por tráfico de pessoas no período anual anterior.
jha/znc/bm