Em informações que circulam em Caracas, o organismo multilateral indicou que David conversou com o presidente cubano no Palácio da Revolução, que parabenizou o embaixador por sua recente eleição como Secretário Permanente, sobre a agenda de trabalho conjunta para o desenvolvimento e a integração da América Latina e do Caribe.
Díaz-Canel expressou sua alegria por “uma pessoa formada em Cuba ter assumido esta responsabilidade” e reafirmou a vontade política e o apoio da nação caribenha para trabalhar ao lado do SELA em prol da integração, da defesa dos interesses da região e da complementaridade entre os países.
David, de nacionalidade haitiana, afirmou que Havana pode contar com o Sistema Econômico Latino-Americano e Caribenho e enfatizou que “o SELA sempre contou com Cuba e continuará contando”.
No contexto de sua primeira visita oficial a Cuba, o embaixador se reuniu com autoridades governamentais do Ministério das Relações Exteriores; do Ministério da Fazenda e Preços; do Banco Central; do Ministério do Comércio Exterior; do Ministério da Economia e Planejamento; e do Centro de Pesquisas Econômicas Mundiais.
A declaração indicou que Cuba é membro do SELA desde 1976 e atualmente ocupa a Relatora do Conselho Diretor do Conselho Latino-Americano da organização.
Nesse sentido, ele enfatizou que “o SELA sempre esteve comprometido com a participação ativa nas políticas de integração e desenvolvimento da região”.
arc/jcd/glmv