Terça-feira, Setembro 23, 2025
NOTÍCIA

PT: proposta de PEC Blindagem no Congresso viola a Constituição

Brasília, 22 set (Prensa Latina) O Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil denunciou que a chamada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de Blindagem, que está sendo tramitada hoje no Congresso Nacional, é um verdadeiro atentado contra a Constituição de 1988.

A acusação surgiu em um comunicado do bloco senatorial do PT, que alega que a iniciativa viola “diretamente o princípio do artigo cinco, que estabelece a igualdade de todos perante a lei”.

A PEC da Blindagem busca estabelecer que deputados federais, senadores e presidentes de partidos só possam ser presos ou processados com autorização prévia do próprio Congresso, por meio de votação secreta.

Para a organização política, “ao criar privilégios injustificáveis para os parlamentares, subverte a lógica fundamental do Estado Democrático de Direito: um mandato não é um salvo-conduto para a impunidade”.

De acordo com o documento, assinado por novos membros do partido no Senado, os representantes do povo devem servir à nação com humildade e responsabilidade, sem nunca se refugiarem em prerrogativas que os transformem em uma casta intocável.

A proposta em debate não fortalece o Parlamento, mas o enfraquece, transformando-o em um refúgio para a proteção de atos ilícitos, isolando-o daqueles que lhe conferem legitimidade.

De acordo com o texto, o Parlamento conta com prerrogativas suficientes para exercer sua função.

Estabelecer mecanismos de proteção, segundo os legisladores do PT, constituiria uma violação do decreto republicano de proibição.

Eles alertam que o mandato, que deveria ser um instrumento para a defesa da democracia e dos direitos sociais, se tornaria um escudo pessoal para a prática de crimes.

“A bancada do PT no Senado, fiel à história e aos princípios fundadores do nosso partido, e em permanente compromisso com os valores democráticos e republicanos da Constituição de 1988, decide por unanimidade arquivar o assunto: votaremos imediatamente e na totalidade contra esta proposta”, sublinham.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar, agendou a análise da PEC da Blindagem, que será o primeiro ponto da agenda, para 24 de setembro.

A emissora de televisão CNN Brasil informou que Alencar conversou neste domingo com o relator da proposta, o senador Alessandro Vieira, que solicitou a análise imediata do texto.

O parecer ainda não foi publicado. Vieira declarou nas redes sociais que recomendará a rejeição, alegando o “enorme dano que essa proposta (aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados) poderia causar aos brasileiros”.

Os críticos denunciam que a emenda consagra a impunidade política, pois dificultaria a prestação de contas perante a justiça.

otf/ocs/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa