Terça-feira, Setembro 23, 2025
NOTÍCIA

Guatemala se posiciona como exportador de compostos orgánicos

Cidade da Guatemala, 22 de setembro (Prensa Latina) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentação está trabalhando para posicionar a Guatemala como um dos principais exportadores de compostos orgânicos, informou hoje o Diário de CentroAmérica.

A área de Sanidade Agropecuária e Regulamentação do Ministério abrange 140 operadores classificados como produtores, processadores, distribuidores, comerciantes e vendedores de insumos domésticos, detalhou o veículo.

O relatório informou 350 mil hectares com esse tipo de garantia e aproximadamente 416 mil toneladas métricas de produtos processados, acrescentou o relatório, referindo-se aos relatórios de maio passado.

A castanha de caju, observou, é a mais importante devido à sua extensão territorial, com 115.000 hectares, seguida pelas folhas de aloe vera, que são as mais importantes em volume, com 85 mil toneladas métricas.

Entre os destinos dos compostos biodegradáveis ​​locais estão os Estados Unidos, El Salvador, a região do Caribe, a República Dominicana e alguns países da América do Sul, explicou Carlos Marinelli, especialista da Associação Guatemalteca de Exportadores (Agexport).

Ele destacou que os pioneiros nesse segmento são os cafeicultores, que obtiveram certificações e conquistaram mudanças no mercado, embora tenha reconhecido que a maioria dos produtores está migrando para produtos com selo ecológico.

O setor empresarial continua com ações focadas em marcos regulatórios e leis de inovação para expandir e dar acesso a novos mercados, acrescentou o coordenador da Comissão de Fornecedores Agrícolas.

As exportações de produtos orgânicos da Guatemala (biopesticidas, biofertilizantes, entre outros) atingiram US$ 61,7 milhões no ano passado, o equivalente a 0,4% do total de mercadorias enviadas ao exterior.

Relatórios da Agexport indicam que a terra do quetzal ocupa atualmente a 17ª posição entre os vendedores desses materiais biodegradáveis ​​para os Estados Unidos.

/znc/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa