A participação do chefe de Estado do Vietnã reafirma o firme compromisso da nação indochinesa com o multilateralismo e os valores fundamentais da ONU e confirma sua política externa de independência, autodeterminação, multilateralização e diversificação das relações, disse o embaixador Do Hung Viet.
Segundo o representante permanente do Vietnã junto à organização mundial, é de se esperar que Cuong transmita lá uma mensagem de exaltação do valor da paz e de impulso às transformações consideradas decisivas para construir um futuro sustentável.
“Trata-se de uma mensagem sincera, mas enérgica, de uma nação que sofreu a dor e a perda da guerra, bem como as privações do bloqueio e das sanções, e que, por isso, compreende profundamente o valor inestimável da paz e da cooperação internacional”, destacou.
A paz, enfatizou o diplomata em declarações à agência de notícias vietnamita VNA, é a base sólida de todo o progresso e desenvolvimento social, e a garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos.
A mensagem de Cuong também reafirmará a firme determinação do Vietnã em perseguir seus objetivos estratégicos: tornar-se um país em desenvolvimento com indústria moderna e renda média alta até 2030, e uma nação desenvolvida e de alta renda até 2045, acrescentou.
Por outro lado, disse ele, revalidará o compromisso do país de trabalhar incansavelmente e unir esforços para assumir responsabilidades compartilhadas, superar desafios e impulsionar transformações ousadas para construir um mundo pacífico, estável, próspero e sustentável, que garanta a felicidade e o bem-estar de todos os povos.
O Vietnã continuará impulsionando seu Plano de Ação Nacional para implementar a Agenda 2030, ampliará sua participação em operações de manutenção da paz e se candidatará a assumir cargos-chave dentro do sistema da ONU, antecipou.
Nesse sentido, ele destacou o interesse da nação do Sudeste Asiático em presidir no próximo ano a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), integrar o Conselho de Direitos Humanos da ONU para o mandato 2026-2028 e se candidatar a juiz do Tribunal Internacional do Direito do Mar (2026-2035).
Além de participar do debate geral e da semana de alto nível da AGNU 80, o presidente vietnamita e sua comitiva realizarão atividades bilaterais nos Estados Unidos, justamente no momento em que se comemora o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e o segundo de um acordo de Parceria Estratégica Integral.
mem/mpm/mb