Segunda-feira, Setembro 22, 2025
NOTÍCIA

Botsuana surpreende com vitória de revezamento no Campeonato Mundial

Tóquio, 21 de setembro (Prensa Latina) Botsuana, liderada pelo astro Letsile Tebogo, surpreendeu os Estados Unidos hoje com a vitória no revezamento 4x400m masculino no Campeonato Mundial de Atletismo Tóquio 2025.

O quarteto africano, formado por Lee Eppie, Tebogo, Bayapo Ndori e Busang Kebinatshipi, cruzou a linha de chegada e conquistou a medalha de ouro com o tempo de 2:57.76 minutos, sete centésimos de segundo à frente da equipe norte-americana de revezamento, composta por Vernon Norwood, Jacory Patterson, Khaleb McRae e Rai Benjamin (2:57.83).

Tebogo, campeão olímpico dos 200m em Paris 2024, conquistou assim sua primeira medalha na competição japonesa após ser desclassificado por uma largada falsa na final dos 100m e terminar em quarto lugar nos 200m.

A nação africana já havia se destacado nos 400m neste Campeonato Mundial, com Kebinatshipi conquistando o título. Como membro da equipe de revezamento de Botsuana, ela conquistou seu segundo ouro na competição japonesa.

A equipe de revezamento sul-africana composta por Lythe Pillay, Udeme Okon, Wayde van Niekerk e Zakithi Nene conquistou a medalha de bronze com o tempo de 2:57.83 minutos.

Em mais uma final do dia, a estrela americana Sydney McLaughlin-Levrone encerrou o Campeonato Mundial de Tóquio com uma segunda medalha de ouro, graças à sua vitória no revezamento 4x400m feminino.

McLaughlin-Levrone, campeã mundial dos 400m deste ano, foi a última corredora do revezamento da equipe de seu país, que também incluía Isabelle Whittaker, Lynna Irby-Jackson e Aaliyah Butler.

Ela parou o cronômetro em 3:16.61 (recorde do campeonato), com seu país dominando a Jamaica (3:19.25, prata) e a Holanda (3:20.18, bronze).

Para McLaughlin-Levrone, foi a quinta medalha de ouro mundial de sua carreira e a terceira que ela conquistou com o revezamento 4x400m, com o qual já havia vencido os campeonatos mundiais de 2019 e 2022.

oda/am/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa