O quarteto africano, formado por Lee Eppie, Tebogo, Bayapo Ndori e Busang Kebinatshipi, cruzou a linha de chegada e conquistou a medalha de ouro com o tempo de 2:57.76 minutos, sete centésimos de segundo à frente da equipe norte-americana de revezamento, composta por Vernon Norwood, Jacory Patterson, Khaleb McRae e Rai Benjamin (2:57.83).
Tebogo, campeão olímpico dos 200m em Paris 2024, conquistou assim sua primeira medalha na competição japonesa após ser desclassificado por uma largada falsa na final dos 100m e terminar em quarto lugar nos 200m.
A nação africana já havia se destacado nos 400m neste Campeonato Mundial, com Kebinatshipi conquistando o título. Como membro da equipe de revezamento de Botsuana, ela conquistou seu segundo ouro na competição japonesa.
A equipe de revezamento sul-africana composta por Lythe Pillay, Udeme Okon, Wayde van Niekerk e Zakithi Nene conquistou a medalha de bronze com o tempo de 2:57.83 minutos.
Em mais uma final do dia, a estrela americana Sydney McLaughlin-Levrone encerrou o Campeonato Mundial de Tóquio com uma segunda medalha de ouro, graças à sua vitória no revezamento 4x400m feminino.
McLaughlin-Levrone, campeã mundial dos 400m deste ano, foi a última corredora do revezamento da equipe de seu país, que também incluía Isabelle Whittaker, Lynna Irby-Jackson e Aaliyah Butler.
Ela parou o cronômetro em 3:16.61 (recorde do campeonato), com seu país dominando a Jamaica (3:19.25, prata) e a Holanda (3:20.18, bronze).
Para McLaughlin-Levrone, foi a quinta medalha de ouro mundial de sua carreira e a terceira que ela conquistou com o revezamento 4x400m, com o qual já havia vencido os campeonatos mundiais de 2019 e 2022.
oda/am/glmv