Sábado, Setembro 20, 2025
NOTÍCIA

Timor-Leste espera fortalecer os laços globais da ASEAN

Díli, 20 de setembro (Prensa Latina) O governo de Timor-Leste enfatizou hoje que sua futura admissão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) fortalecerá os laços globais da entidade e elogiou o trabalho da Malásia como atual presidente.

De acordo com Milena Rangel, Vice-Ministra de Assuntos da ASEAN, a adesão oferece ao seu país a oportunidade de conectar a região com novos parceiros e perspectivas.

“Ingressar na ASEAN é uma grande conquista, mas também envolve uma responsabilidade. Queremos contribuir com nossa experiência em reconciliação, nossa juventude e nossas redes globais”, disse a autoridade a um representante da Agência Nacional de Notícias da Malásia (Bernama) nesta capital.

A adesão de Timor-Leste deverá entrar em vigor na 47ª Cúpula da ASEAN, a ser realizada em outubro em Kuala Lumpur, e representará um marco histórico.

Além da Malásia, o bloco regional inclui Indonésia, Singapura, Tailândia, Filipinas, Vietnã, Laos, Camboja, Brunei e Mianmar.

“A adesão à ASEAN foi transformadora: nos levou a reformar instituições, investir em capital humano e fortalecer políticas.

O verdadeiro trabalho começa após a adesão”, afirmou Rangel.

O plano nacional do país identifica agricultura, pesca, turismo e energia renovável como setores prioritários para investimento.

De acordo com o vice-ministro, a infraestrutura ainda está em desenvolvimento, mas existem diversas oportunidades, já que os recursos naturais de Timor-Leste, incluindo o café, podem oferecer perspectivas únicas.

Uma das prioridades desta nação é o desenvolvimento do capital humano, com mais de 60% da população com menos de 35 anos.

De acordo com Rangel, seu governo espera que a adesão à ASEAN ajude a expandir ainda mais as oportunidades de desenvolvimento de habilidades para as novas gerações.

jha/msm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa