Sábado, Setembro 20, 2025
NOTÍCIA

Premiê australiano viaja aos EUA para a Assembleia Geral da ONU

Canberra, 20 de setembro (Prensa Latina) O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, viajou hoje aos Estados Unidos para participar do debate de alto nível da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante o fórum, agendado para 23 a 27 de setembro em Nova York, a Austrália deverá reconhecer o Estado Palestino, conforme anunciado pelo presidente em agosto.

Ao justificar a decisão, Albanese afirmou que a paz seria apenas provisória enquanto israelenses e palestinos não tivessem seus respectivos Estados permanentes.

Nas últimas semanas, o governo australiano condenou vários ataques israelenses contra civis na Cidade de Gaza, incluindo um ataque a um hospital, no qual cinco jornalistas e vários moradores locais foram mortos.

Ele também criticou os planos anunciados de ocupação de Gaza e a contínua rejeição aos apelos de cessar-fogo pela maioria dos países ao redor do mundo.

Segundo Albanese, a solução de dois Estados é a melhor esperança da humanidade para quebrar o ciclo de violência no Oriente Médio e pôr fim ao conflito, ao sofrimento e à fome em Gaza.

Além disso, o chefe de Estado afirmou que planeja delinear os detalhes da lei que proíbe usuários menores de 16 anos de acessar as redes sociais, que entrará em vigor na Austrália em dezembro, devido ao interesse que essa iniciativa pioneira está gerando em diversos países.

Após sua estadia nos Estados Unidos, a agenda oficial de Albanese inclui viagens ao Reino Unido e aos Emirados Árabes Unidos, onde se reunirá com altos líderes.

jha/msm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa