O porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong, reiterou a posição consistente de Beijing contra a politização de questões tecnológicas e comerciais em resposta a perguntas sobre potenciais acordos comerciais com reduções tarifárias.
“Nos opomos à politização, instrumentalização ou instrumentalização de questões tecnológicas e econômicas”, afirmou o porta-voz.
He Yadong expressou a esperança de que Washington proporcione um ambiente comercial aberto, justo e não discriminatório para as empresas chinesas que operam nos Estados Unidos.
As declarações ocorrem após conversas realizadas nos dias 14 e 15 de setembro em Madri entre equipes comerciais de ambos os países.
Wang Jingtao, vice-ministro da Administração do Ciberespaço da China, confirmou que um consenso básico foi alcançado sobre o tratamento de dados de usuários dos EUA e a autorização do uso de propriedade intelectual.
A autoridade especificou que o governo chinês revisará legalmente as exportações de tecnologia e as autorizações de propriedade intelectual relacionadas ao TikTok.
As negociações de Madri representaram o primeiro diálogo substantivo sobre esta questão desde o restabelecimento dos mecanismos bilaterais de consulta econômica.
O status do TikTok continua sendo um dos principais pontos de discórdia nas relações econômicas entre China e EUA.
mem/idm / fav