Quarta-feira, Setembro 17, 2025
NOTÍCIA

México inicia consultas públicas antes da revisão do USMCA

Cidade do México, 17 de setembro (Prensa Latina) O governo mexicano convidou hoje as partes interessadas a enviar informações, comentários e recomendações sobre a operação da Parceria Norte-Americana de Comércio e Investimento (USMCA) como parte do processo de consulta antes de sua revisão.

Ao publicar as bases para o processo no Diário Oficial da Federação, o Ministério da Economia detalhou que os comentários podem ser enviados em cópia impressa ou eletronicamente dentro de 60 dias corridos da publicação do aviso.

Em mensagem em sua conta X, o Secretário de Economia, Marcelo Ebrard, anunciou ontem que, seguindo instruções da Presidente Claudia Sheinbaum, o México iniciará tais consultas públicas em coordenação com os Estados Unidos e o Canadá.

Em um vídeo compartilhado na mesma rede social, a presidente pediu uma avaliação de como o acordo tem funcionado desde sua entrada em vigor em 2020, começando agora e continuando até janeiro do próximo ano, quando a revisão do acordo deve começar.

Sheinbaum descreveu a publicação das consultas sobre o tratado como uma notícia muito importante na quarta-feira.

“Há, como sempre dizemos, muita comunicação e coordenação. Sabíamos que essa comunicação já vinha do governo dos Estados Unidos e concordamos em poder emiti-la simultaneamente para os três países”, disse a presidente, esclarecendo que esse processo está em conformidade com a lei.

Ela lembrou que a assinatura do acordo estabeleceu que a referida convocação para consultas deve ser divulgada até esse momento.

“Agora estamos nos abrindo para questões trabalhistas, para questões que estão obviamente no horizonte hoje, mais do que apenas no horizonte, que estão sendo decididas unilateralmente pelo governo dos Estados Unidos, que é a questão das tarifas”, comentou.

A publicação no Diário Oficial ocorre um dia antes da chegada do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, ao país latino-americano. Durante uma visita de dois dias, que inclui um encontro com Sheinbaum, ele discutirá diversos temas, incluindo o USMCA, comércio e investimentos.

Em uma ligação telefônica em julho passado, Sheinbaum e Carney concordaram sobre a importância de respeitar o acordo, em meio a uma nova ordem comercial global resultante da imposição de tarifas pelos Estados Unidos a seus vizinhos e outras nações ao redor do mundo.

ro/las/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa