Quarta-feira, Setembro 17, 2025
NOTÍCIA

Artistas do País Basco oferecem concertos solidários em Cuba

Havana, 17 set (Prensa Latina) O cantor basco Suaia se apresentará hoje no La Pérgola, no centro do Pabellón Cuba, como parte de uma turnê de shows gratuitos por outros palcos desta capital, Santa Clara, Sagua la Grande, Trinidad e Cienfuegos.

Acompanhado por Xixo Yantani (The Cherry Boppers, The Pushermen) na percussão e pelo DJ Kimosoundz, Gorka Suaia se apresentará amanhã no espaço La bombilla verde, também em Havana.

Sua turnê solidária “Cuba Tour” conta com a colaboração do Instituto Cubano de Música e da associação Euskadi-Cuba, em nome da qual ele entregou uma doação de material sanitário ao Instituto Cubano de Amizade com os Povos.

As apresentações da banda do País Basco em Cuba, até 25 de setembro, serão explosivas e repletas de mistura musical, anunciou o meio de comunicação espanhol Cubainformación.

O cantor e produtor musical basco Suaia lançou recentemente o single Birjaio (Renascido, em euskera), onde mistura os ritmos do reggae e da cumbia com uma mensagem de transformação e conexão interior.

A música, gravada, mixada e masterizada no estúdio Euridia, na cidade de Bilbao, convida a renascer, realizando uma viagem em busca da conexão com a própria essência, e foi acompanhada por um vídeo criado por Askapen Sound, pseudônimo com o qual o artista também assina a produção musical.

Nascido na cidade de Vitoria-Gasteiz e atualmente radicado em Bilbao, Gorka Suaia tem uma longa trajetória na cena hip-hop e reggae basca.

O cantor e compositor participou de projetos como Kodigo Norte, Esne Beltza, Herrima e Suaia eta Ama Rebel, com vários álbuns produzidos; este ano, colaborou no álbum En la linea del frente, tributo ao cantor, instrumentista, produtor e diretor de cinema espanhol Fermin Muguruza.

O estilo de Suaia, como é conhecido no mundo artístico, abrange desde o raggamuffin até o drum&bass, passando por ritmos como o dancehall, a cumbia e o hip hop.

Suaia consolidou uma voz própria na cena alternativa graças ao seu canto comprometido e consciente e ao seu apelo ao despertar coletivo, destacou a nota da Cubainformación.

mem/mml/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa