A reunião, presidida pela Ministra da Governança Cooperativa e Assuntos Tradicionais (CoGTA), Velenkosini Hlabisa, analisará a necessidade urgente de fortalecer as defesas costeiras contra a elevação do nível do mar, tempestades e erosão.
O evento, alinhado aos objetivos presidenciais do G20 na África do Sul, promoverá estratégias de redução de riscos de desastres que integrem planejamento urbano e adaptação com base em riscos climáticos, enfatizando investimentos em infraestrutura, soluções baseadas na natureza e inclusão da resiliência.
Os objetivos do evento incluem estabelecer um consenso global sobre resiliência costeira, formular recomendações para a Declaração Ministerial do G20 sobre redução de riscos e fortalecer a cooperação internacional por meio de parcerias, pesquisas conjuntas e financiamento inovador.
Além disso, serão apresentadas iniciativas locais de redução de riscos, programas de voluntariado e ações comunitárias, com a participação do Corpo de Voluntários de Gestão de Desastres da Cidade do Cabo, ONGs, setor privado, Instituto Nacional de Resgate Marítimo, Serviço Meteorológico Sul-Africano e fóruns comunitários, entre outros.
Com esta atividade, a África do Sul busca consolidar seu papel como líder regional na promoção de soluções práticas para os desafios climáticos sob sua presidência do G20.
A situação da Cidade do Cabo, com tempestades frequentes e danos à costa de Green Point, oferece um exemplo relevante para a exploração de soluções inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas, lembra o Ministério em um comunicado.
O CoGTA destaca que a área de Green Point e seu parque urbano simbolizam os riscos e oportunidades associados à resiliência urbana, onde é necessária uma proteção costeira sustentável que combine engenharia com métodos baseados em ecossistemas.
oda /mv / fav