“De nossa parte, estamos nos concentrando, entre outras coisas, na tarefa de retomar a comunicação aérea direta com os Estados Unidos. Infelizmente, até o momento, não houve resposta da outra parte.
Estamos envidando esforços adicionais; nossos departamentos e estruturas especializados estão participando disso”, indicou o diplomata.
Esperamos que, quando o formato, que nos últimos meses tem sido chamado de consultas bilaterais sobre divergências, seja retomado em Washington, possamos realmente avançar em direção a uma solução para este problema, acrescentou Ryabkov.
Anteriormente, o vice-ministro das Relações Exteriores indicou que Moscou e Washington tentariam realizar outra reunião sobre questões relacionadas às relações antes do final do outono.
Nos dias 27 de fevereiro e 10 de abril, foram realizadas negociações em Istambul para normalizar as condições de trabalho nas embaixadas da Rússia e dos EUA e discutir maneiras de superar as diferenças nas relações entre os dois países.
A delegação russa na primeira e segunda rodadas de consultas foi liderada pelo atual embaixador em Washington, Alexander Darchiev.
A delegação americana foi liderada pela Subsecretária de Estado Adjunta para Assuntos Europeus e Eurasiáticos, Sonata Coulter.
A primeira reunião foi realizada a portas fechadas e durou mais de seis horas, enquanto a segunda rodada durou cinco horas e meia.
oda/gfa / fav