Quarta-feira, Setembro 17, 2025
NOTÍCIA

Primeiras pessoas recuperadas do ebola recebem alta na RDC

Kinshasa, 17 de set (Prensa Latina) As primeiras pessoas recuperadas do ebola na zona de saúde de Bulape, na província de Kasai, na República Democrática do Congo (RDC), já estão em casa, informou o Actualité.CD.

Após vários dias de tratamento no Hospital Geral de Referência de Bulape, os pacientes retornaram às suas casas no dia anterior, informou a mídia, que não especificou o número de pessoas nessa condição.

A zona de saúde é o epicentro de um surto da doença, declarado em 4 de setembro e que já ceifou a vida de cerca de vinte congoleses.

Equipes médicas do Ministério da Saúde, organizações humanitárias vinculadas a esse setor, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB), entre outras instituições, estão trabalhando para conter a epidemia e monitorar a evolução clínica dos pacientes.

Como parte dessas ações, foi iniciada uma campanha de vacinação neste território, inicialmente voltada para o pessoal da linha de frente e contatos de indivíduos infectados.

Mais pessoas serão imunizadas assim que novas vacinas chegarem à região. As atividades escolares permanecem suspensas nas cinco subdivisões do sistema de Educação Primária, Secundária e Técnica (EPST) da província educacional de Kasai2.

“Assim que a situação estiver controlada, as aulas serão retomadas. Com a alta de alguns pacientes com ebola do centro de tratamento, medidas poderão ser tomadas”, disse Mike Alfred Kakunda, gerente de comunicações do comitê local de resposta ao ebola em Mweka, ao Actualité.CD.

mem/kmg / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa