Quarta-feira, Setembro 17, 2025
NOTÍCIA

Cuba sediará o IV Encontro de Improvisação Poética Oralitura Havana

Havana, 17 de set (Prensa Latina) Diversos locais da capital cubana se preparam hoje para receber o IV Encontro de Improvisação Poética Oralitura Havana, que acontecerá de 25 a 28 de setembro.

De acordo com a programação anunciada nesta terça-feira no Salão de Maio do Pavilhão Cuba, sede principal do evento, 30 artistas de diferentes províncias do país e convidados de sete países, incluindo Argentina, Colômbia, México, Porto Rico, Chile e Espanha, dividirão o palco.

Entre as atividades programadas para o primeiro dia estão a inauguração da exposição Convergência, a apresentação do livro homônimo publicado pela RUTH Casa e um espaço teórico no qual os palestrantes discutirão a vida e a obra de Inocente Iznaga, conhecido como El Jilguero de Cienfuegos, e La Controversia del siglo, 70 anos após aquele encontro épico entre dois grandes improvisadores cubanos: Jesús Orta Ruiz (El Indio Naborí) e Angelito Valiente.

No final da tarde, o Palco Central do Pavilhão Cuba sediará o concerto inaugural “Canciones con Pimienta”, com a dupla Buena Fe e Alexis Díaz-Pimienta, Presidente Honorário do evento.

Também está prevista a Feira de Empreendedores e, paralelamente às atividades no Pavilhão Cuba, os improvisadores visitarão as Escolas de Música Manuel Saumell e Amadeo Roldán.

Outra atração é a palestra magna de Alexis Díaz-Pimienta: 25 Anos da Criação da Cátedra Experimental de Poesia Improvisada. Décima Oral Improvisada, Técnicas e Segredos, na sexta-feira, 26 de maio, no Salão de Maio.

No dia seguinte, a performance “A Polêmica do Século Segundo La Colmenita Los Muñequitos” acontecerá no Teatro do Museu Nacional de Belas Artes. À tarde, a Festa da Literatura Oral “Homenagem a Tomasita Quiala” acontecerá no Cerro Lenin, no município de Regla.

Entre outras atividades, os eventos de domingo incluem a apresentação de um documentário e dos livros “Musa 66”, de Rodolfo Romero, publicado pela “Pimienta ediciones”, e “A Magia da Redondilla”, de Silvio Castiñeira.

O encerramento será um grande evento, com um concerto na Casa de las Américas, instituição cultural com a participação do artista espanhol Pedro Pastor e improvisadores convidados.

O IV Encontro Oralitura Habana de Improvisação Poética será dedicado ao 70º aniversário da Controvérsia do Século, ao 25º aniversário da criação da Cátedra Experimental de Poesia Improvisada, ao 50º aniversário da morte de Francisco Riverón e ao 95º aniversário do nascimento de Inocente Iznaga, El Jilguero de Cienfuegos.

oda/amr / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa