O monitoramento mensal realizado pelo ministério indica que o número corresponde ao abate de 473.392 bovinos em matadouros industriais, municipais e individuais em todo o país.
De acordo com o comunicado oficial, a produção de carne bovina é utilizada para atender tanto à demanda de exportação quanto ao consumo interno, com impacto direto na geração de divisas, no emprego e na segurança alimentar.
“A produção de carne bovina na Nicarágua é uma atividade importante, pois gera divisas por meio de exportações, empregos diretos e indiretos, contribui para a segurança alimentar e impulsiona a economia em toda a cadeia produtiva do setor”, enfatizou o MAG.
A carne bovina nicaraguense está classificada entre as melhores da América Latina por sua qualidade, posicionando o país como um dos principais exportadores da região da América Central.
Este setor é o segundo mais importante para a economia e a geração de empregos na Nicarágua. Segundo relatos, o governo sandinista, por meio do Sistema Nacional de Produção, Consumo e Comércio, desenvolve políticas e programas em conjunto com as famílias produtoras que impactam os resultados da produção pecuária.
mem/ybv / fav