Em declarações à Agência de Notícias da Etiópia, Feng enfatizou a parceria duradoura entre as duas partes, destacando sua colaboração contínua em questões regionais e internacionais importantes, como segurança, reforma das Nações Unidas, mudanças climáticas e esforços contra o terrorismo.
Ele reiterou ainda o compromisso de Beijing em apoiar o caminho da modernização e do desenvolvimento do continente africano.
“Pedimos à comunidade internacional que preste muita atenção aos desafios de desenvolvimento que a África enfrenta. A China continuará a dar um forte apoio ao progresso e à prosperidade da África”, continuou.
Destacou a ligação entre paz e desenvolvimento, referindo-se à conhecida afirmação do presidente Xi Jinping: A segurança conduz ao desenvolvimento, e o desenvolvimento sustenta a paz.
Por outro lado, o diplomata chinês elogiou a União Africana e outras organizações sub-regionais pelo sucesso em missões de manutenção da paz nos últimos anos.
Expressou a confiança de seu país na capacidade e sabedoria da África para enfrentar seus próprios desafios, reiterando o apoio ao princípio de soluções africanas para os problemas africanos.
“A China sempre defendeu o princípio de que os africanos devem resolver os problemas africanos à maneira africana. Apoiamos firmemente os esforços para melhorar a capacidade da África de manter a paz e a estabilidade de forma autônoma”, concluiu.
lam/nmr/bm