O presidente da Comissão da UA, Mahmoud Ali Youssouf, por meio de um comunicado oficial, lembrou os marcos normativos adotados pela organização continental, em particular a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governança.
Esta última, precisou ele, continua sendo o instrumento de referência que orienta os Estados-membros em seus esforços para consolidar as instituições democráticas e promover a participação cidadã.
Neste dia simbólico, Youssouf incentivou os países a redobrarem seus esforços para avançar e consolidar a democracia, a transparência e a boa governança, consideradas condições essenciais para a paz, o desenvolvimento inclusivo, a prosperidade e a integração da África.
Por fim, reiterou o compromisso inabalável da União Africana de apoiar os seus Estados-Membros e os povos de África para que possam concretizar as suas aspirações democráticas.
O Dia Internacional da Democracia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 8 de novembro de 2007, uma iniciativa que visa promover a governança como um conjunto de valores e princípios fundamentais para garantir a igualdade, a segurança e o desenvolvimento de todos os seres humanos. ro/nmr/bm