O compromisso foi manifestado pelo comissário geral dessa instituição de ordem interna etíope, Demelash Gebremichael, e pelo conselheiro de Estado e titular do setor chinês, Wang Xiaohong, após uma reunião realizada na véspera em Beijing, precisou a fonte local ao resumir uma reportagem da agência de notícias asiática Xinhua.
Gebremichael expressou sua gratidão pelo que descreveu como “assistência e apoio de longo prazo da parte chinesa” e se comprometeu a tomar medidas para garantir a segurança do pessoal, das instituições e dos projetos do gigante asiático em Adis Abeba.
Xiaohong, por sua vez, pediu “fortalecer a coordenação em ocasiões multilaterais, impulsionar a cooperação em segurança para a Faixa e a Rota e melhorar suas capacidades para combater crimes”, em linha com o consenso alcançado pelos líderes de ambos os países.
A agenda do comissário africano incluiu também reuniões com funcionários do Laos, Nicarágua e Armênia.
Gebremichael está na China para participar da Conferência 2025 do Fórum de Cooperação de Segurança Pública Global em Lianyungang, prevista para os dias 17 a 20 de setembro.
Realizado pela primeira vez em 2022, o fórum se tornou uma plataforma anual que atrai altos funcionários de todo o mundo. Este ano, espera-se a participação de mais de 800 participantes de 176 países e regiões, juntamente com 14 organizações internacionais, na província de Jiangsu.
ro/nmr/bm