Ao proferir um discurso na cerimônia comemorativa do 80º aniversário da VNA, o secretário-geral do PCV elogiou a trajetória seguida por este meio de comunicação desde sua fundação, em 15 de setembro de 1945, até agora, e traçou, além disso, as linhas a seguir em momentos em que o país se prepara para entrar em uma nova era de desenvolvimento.
A VNA, disse ele, deve se renovar constantemente, se desenvolver e afirmar seu papel como órgão estratégico e confiável e fonte oficial de informação do Partido e do Estado, e fazê-lo de forma precisa, objetiva, humanista e útil para a nação e o povo.
Ele destacou que os jornalistas da agência devem reforçar sua firmeza política e fidelidade aos ideais revolucionários, manter a ética, desempenhar seu papel de vanguarda e contribuir para consolidar a confiança e o consenso social.
To Lam aludiu à feroz concorrência internacional dos meios de comunicação na era da transformação digital e instou à inovação no trabalho jornalístico, ao domínio das plataformas digitais, ao uso da inteligência artificial e dos megadados, e à preservação do valioso arquivo fotográfico nacional que a agência guarda.
Além disso, destacou como orientação fundamental a integração internacional profunda, para a qual é necessário ampliar a cooperação com outras entidades de prestígio do mundo e elevar a posição da VNA como agência de notícias de referência na região.
Na cerimônia, a diretora-geral da VNA, Vu Viet Trang, também relembrou o surgimento da agência há oito décadas e destacou que, desde então, os ensinamentos do Tio Ho têm sido um farol e um motor impulsionador para superar todas as dificuldades e manter um fluxo ininterrupto de informações.
Mesmo nos momentos mais difíceis da guerra, não houve frente de batalha ou direção de avanço onde faltassem repórteres da Vnttxx e da Agência de Notícias da Libertação (do Sul), disse ela, precisando que cerca de 260 repórteres, editores e técnicos caíram heroicamente nos campos de batalha e em missões internacionais.
Como parte da comemoração, e em nome dos dirigentes do PCV e do Estado vietnamita, To Lam entregou à VNA a Ordem Ho Chi Minh em reconhecimento à sua tradição e méritos notáveis na causa revolucionária do Partido e da nação, uma distinção que merece pela terceira vez.
Também fez parte do evento a inauguração do portal do XIV Congresso Nacional do PCV (https://daihoidang.vn), que estará disponível em seis idiomas: vietnamita, inglês, francês, russo, chinês e espanhol) e conterá textos, fotos, vídeos, gráficos e dados. Antes do início da cerimônia, os participantes visitaram a exposição fotográfica “VNA: 80 anos acompanhando a nação” e assinaram o Livro de Tradição da agência.
mem/mpm/mb