De acordo com a organização estatística nacional, Stats SA, a maior contribuição positiva veio do minério de ferro, com um aumento de 12,2%, contribuindo com 1,7 pontos percentuais para o total.
Os metais do grupo da platina cresceram 6,2%, contribuindo também com 1,7 pontos, enquanto outros minerais metálicos apresentaram um aumento espetacular de 45,8%, somando 0,8 pontos percentuais, de acordo com o relatório.
Em termos ajustados sazonalmente, a produção mineira aumentou 1,0% em julho em relação a junho, seguindo uma tendência ascendente após aumentos de 0,4% e 3,7% nos dois meses anteriores.
No trimestre móvel encerrado em julho, a produção ajustada cresceu 5,8% em relação ao período anterior. Os PGMs foram os principais impulsionadores, com um aumento de 16,8%, enquanto o ouro apresentou um crescimento mais moderado de 3,7%.
Por outro lado, em relação às vendas de minerais a preços atuais, registrou-se um aumento interanual de 2,2%. Essa melhora deveu-se principalmente a um crescimento de 24,8% nas vendas de PGMs e a um aumento de 20,5% nas vendas de minério de ferro.
Por sua vez, continua a Stats SA, as vendas de ouro e manganês apresentaram quedas significativas, com recuos de 8,7% e 30,9%, respectivamente, que reduziram em 2,5 pontos percentuais a taxa geral.
Em dados ajustados, as vendas de minerais aumentaram 10,0% em julho em relação a junho, após uma queda acentuada em junho. Esse dinamismo se manteve no terceiro trimestre, com um crescimento de 10,7% nas vendas.
mem/mv/bm