O acordo foi firmado pelo presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González Llort, à frente de uma delegação caribenha em visita de trabalho a Adis Abeba de 12 a 15 de setembro, e pelo diretor de Relações Públicas e Internacionais do grupo político local, Bikila Hurissa.
Durante a reunião, González Llort expressou suas felicitações pela conclusão bem-sucedida da Grande Barragem da Renascença Etíope (GERD) e enviou seus melhores votos ao povo africano pelo ano novo. Ele descreveu a GERD como um símbolo de autossuficiência e um modelo de determinação nacional com lições para a África e o mundo em geral.
Ambas destacaram a fraternidade histórica entre os dois países e concordaram em ampliar a cooperação por meio de canais interpartidários, de governo para governo e entre os povos.
Elas ressaltaram a necessidade de formalizar os laços por meio de memorandos de entendimento e alianças estratégicas, bem como explorar novas áreas de colaboração.
O diálogo também abordou o impacto das sanções unilaterais do governo dos Estados Unidos contra Cuba. Nesse sentido, Hurissa manifestou sua solidariedade com a ilha caribenha ao classificar essas medidas extraterritoriais como “guerra econômica contra o povo” que mina os direitos soberanos do país.
Da mesma forma, o representante local reconheceu a resiliência cubana diante da pressão externa como um exemplo de orgulho nacional e independência.
Ambas as partes enfatizaram ainda que, no atual mundo multipolar, os desafios globais devem ser enfrentados com equidade, diálogo e cooperação, em vez de intimidação.
Por outro lado, a delegação caribenha, integrada também pela embaixadora de Havana em Adis Abeba, Meylin Suárez Álvarez, e pela diretora do ICAP para a África, Yahimi Todríguez Flores, foi recebida pela Diretoria do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba na sede da Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento).
A reunião com Abdulkedir Gelgelo, à frente da diretoria, centrou-se no aprofundamento das relações entre os parlamentos de ambos os países, bem como na cooperação em assuntos da agenda internacional.
O intercâmbio reafirmou os laços históricos de amizade e solidariedade que unem Cuba e a Etiópia, bem como o compromisso de continuar fortalecendo o trabalho conjunto no âmbito legislativo.
jcm/nmr/bm