Em uma mensagem publicada nas redes sociais, o chefe de Estado destacou o esforço contínuo dos trabalhadores da União Elétrica, a quem agradeceu pelo trabalho.
“De volta a #Cuba, continuamos acompanhando atentamente a situação crítica da geração de energia elétrica e o restabelecimento gradual do serviço na região oriental, graças aos trabalhadores da União Elétrica”, escreveu o presidente em X, acrescentando que “o tema tem sido prioritário em todos os nossos diálogos durante a viagem pela Ásia”.
Na véspera, um disparo em uma linha de 220 kV provocou a desconexão do Sistema Elétrico Nacional (SEN) da província de Las Tunas até Guantánamo, no leste do país caribenho.
De acordo com relatos do Ministério de Energia e Minas nas redes sociais, às 1h25 desta madrugada (hora local) foi possível restabelecer o sistema elétrico nos territórios afetados.
O diretor de Eletricidade do ministério, Lázaro Guerra, explicou à televisão nacional que a desconexão do SEN ocorreu devido a condições meteorológicas adversas na região.
Cuba está imersa em uma estratégia para a recuperação eletroenergética, que tem entre seus elementos-chave alcançar a soberania energética no menor tempo possível, com o objetivo de satisfazer as necessidades da população e da economia, reabilitar as redes, buscar soluções para os grupos geradores de emergência e avançar na transição energética.
mem/mks/bm