Quarta-feira, Setembro 10, 2025
NOTÍCIA

Rússia: 358 acordos assinados no X Fórum Económico Oriental

Vladivostok, 7 set (Prensa Latina) O vice-primeiro-ministro e enviado presidencial para o Extremo Oriente da Rússia, Yuri Trútnev, anunciou hoje que, durante as sessões do X Fórum Económico Oriental (EEF, na sigla em russo), foram assinados 358 acordos.

«Este ano celebrou-se o X Fórum Econômico Oriental de aniversário, no qual foram assinados um total de 358 acordos no valor de 6,58 biliões de rublos (cerca de 81 mil milhões de dólares americanos)», destacou Trútnev em declarações à imprensa.

Por sua vez, ele observou que o evento se tornou um local para resumir o trabalho dos últimos 10 anos.

«A pedido do presidente Vladimir Putin, continuamos a trabalhar pelo bem do Extremo Oriente, pelo bem da nossa pátria. Foram lançados programas sociais que são exigidos pela população, mecanismos para estimular a economia e atrair investidores. As instruções dadas pelo presidente serão cumpridas na íntegra», afirmou.

O programa de negócios do fórum incluiu mais de 165 eventos sobre este tema. Mais de mil oradores participaram neles. Além disso, o fórum acolheu reuniões de representantes dos círculos empresariais da Rússia e dos países da região Ásia-Pacífico.

Também foram realizados diálogos empresariais da Rússia com a China, Índia, Laos, Tailândia e com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O X Fórum Econômico Oriental foi realizado na cidade russa de Vladivostok, de 3 a 6 de setembro. O tema principal do VEF 2025 foi «Extremo Oriente: cooperação pela paz e prosperidade». O programa do fórum incluiu mais de 100 eventos empresariais e foi dividido em sete blocos temáticos principais.

O organizador do EEF foi a fundação Roscongress, ligada ao gabinete do presidente da Federação Russa.

mem/gfa/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa