Sob o lema “Diálogos para a Ambição e a Implementação”, o evento se estenderá até 6 de setembro, antes da Segunda Cúpula Africana sobre o Clima (ACS2), programada para os dias 8 a 10 do mesmo mês.
Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o evento acontece no Centro Internacional de Convenções de Adis Abeba, com a participação de 1.500 delegados.
Representantes de alto nível de nações africanas, responsáveis políticos, sociedade civil, organizações internacionais e regionais e especialistas participarão em consultas, debates paralelos, exposições e oportunidades de networking ao longo da semana.
O diretor executivo principal de Acordos e Alianças Estratégicas sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério de Planejamento e Desenvolvimento da Etiópia, Mensur Desse, destacou que o evento permitirá mudar a perspectiva das nações africanas, deixando de vê-las apenas como vítimas das mudanças climáticas.
Ele ressaltou que o objetivo é focar em soluções práticas e inovadoras para o continente.
Desse mencionou a Iniciativa Legado Verde, que possibilitou o plantio independente de bilhões de árvores em todo o país, como um exemplo de soluções locais que apoiam a mitigação das mudanças climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento nacional.
“A Semana do Clima proporcionará um fórum para traduzir as visões e os compromissos políticos dos países em ações tangíveis”, observando que os debates alimentarão a ASC2 e contribuirão para a definição de uma agenda comum para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada no final do ano no Brasil.
A ONU estabeleceu a série bianual da Semana da Mudança Climática para dar um impulso global que transforme compromissos em ações e forneça uma plataforma estruturada para estabelecer agendas para os próximos eventos internacionais sobre o clima.
A primeira Semana do Clima 2025 foi realizada no Panamá em maio passado.
Por outro lado, o Ministério do Planejamento e Desenvolvimento da Etiópia, em colaboração com o Serviço de Comunicação do Governo e o Instituto Global de Crescimento Verde, organizou recentemente uma sessão de treinamento em Bishoftu, região de Oromia, para sensibilizar os jornalistas sobre a próxima cúpula.
ro/nmr/bm