Sexta-feira, Agosto 29, 2025
NOTÍCIA

Panamá retoma serviços consulares na Venezuela

Cidade do Panamá, 29 ago (Prensa Latina) O Panamá retoma os serviços consulares e de atendimento ao público na Venezuela, suspensos há mais de um ano após o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países, segundo informações divulgadas hoje.

De acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, a sede consular panamenha em Caracas reabrirá suas portas com um horário especial de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, horário local.

Esta medida visa otimizar a gestão dos trâmites e garantir um atendimento mais eficiente aos usuários, destaca o comunicado.

A representação diplomática exortou a comunidade panamenha residente no país sul-americano, bem como o público em geral, a tomar as providências necessárias para realizar seus trâmites dentro do novo horário estabelecido.

“A Seção Consular do Panamá na Venezuela reitera seu compromisso de serviço e assistência aos seus compatriotas e ao público venezuelano, trabalhando para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre as duas nações”, destaca o texto.

As autoridades consulares convidaram os cidadãos a se manterem informados através de seus canais oficiais de comunicação para futuras atualizações sobre serviços e procedimentos disponíveis.

No dia 6 de junho, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, afirmou que aprovou o restabelecimento das relações consulares com a Venezuela, suspensas em julho de 2024.

Em sua habitual coletiva de imprensa semanal, o presidente indicou que se trata de um assunto complexo, mas que aprovou o pedido recebido há um mês e que a decisão visa evitar mais danos ao comércio da Zona Livre de Colón e à companhia aérea de bandeira, Copa Airlines.

Explicou ainda que a decisão responde à ideia de contribuir com a repatriação no trânsito Norte-Sul de migrantes venezuelanos irregulares que agora retornam pela cidade colombiana de Cúcuta.

Na audiência, Mulino afirmou que, por enquanto, não há contatos para restabelecer as relações diplomáticas, embora, em 27 de maio, os voos comerciais entre os dois países tenham sido retomados após 10 meses de suspensão.

Em 20 de junho, os dois países anunciaram a retomada de suas atividades consulares com o objetivo de prestar atendimento aos seus cidadãos.

O Panamá rompeu relações diplomáticas com Caracas em 31 de julho de 2024, depois que o chefe de Estado rejeitou os resultados oficiais das eleições gerais.

mem/ga/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa