Estamos realizando reuniões de coordenação com autoridades dessa entidade aqui para iniciar os trabalhos de terraplenagem antes da construção física, explicou o ministro em entrevista coletiva na sede do governo.
No espaço denominado La Ronda, o Major-General anunciou que na próxima semana receberão a visita do comandante da Guarda Nacional do Arkansas, Olen C. ‘Chad’ Bridges.
“Ele foi delegado pelo Comando Sul para construir ou doar uma ponte modular ao sistema do Coordenador Nacional para Redução de Desastres”, explicou a autoridade.
Ele também anunciou que receberá outra contribuição no próximo mês, sugerindo que novos marcos serão alcançados no relacionamento com o país do norte.
Ele mencionou os projetos ferroviários e metroferroviários neste território centro-americano, para os quais o Exército está se preparando com o apoio da Guarda Nacional do Arkansas.
Em 22 de setembro, 11 engenheiros militares partirão para treinamento em Fort Polk, uma instalação do Exército dos Estados Unidos localizada na Louisiana, afirmou Sáenz.
O objetivo é receber a preparação técnica inicial para o lançamento e reativação das linhas ferroviárias na Guatemala, acrescentou o ministro. Além disso, acrescentou, uma equipe também partirá para a Colômbia para treinamento na mesma área.
Durante este governo, o país vive o melhor período de relações com nosso parceiro estratégico (os Estados Unidos), afirmou o ministro.
Alcançamos resultados concretos no combate ao narcotráfico na região, por isso somos confiáveis, afirmou.
Há pouco mais de dois meses, as forças armadas de ambos os países firmaram uma parceria para o desenvolvimento de infraestrutura portuária e ferroviária estratégica na região.
Analistas alertaram que os Estados Unidos historicamente agiram para estabelecer e controlar um “corredor soberano” na Guatemala para suas mercadorias e conter “supostos inimigos” para seus propósitos geopolíticos.
ro/znc/glmv