Sexta-feira, Agosto 29, 2025
NOTÍCIA

Mentiras e ameaças contra a Venezuela, denunciam no Uruguai

Montevidéu, 28 ago (Prensa Latina) Os Estados Unidos recorrem à mentira para ameaçar militarmente a Venezuela e descumprir a declaração da América Latina e do Caribe como zona de paz, considerou o vice-ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Rander Peña.

O secretário executivo da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) denunciou isso em uma mensagem audiovisual aos uruguaios solidários reunidos na embaixada venezuelana aqui.

Foi um encontro para o diálogo aberto convocado pelo cônsul da Venezuela, Pedro Sassone, que atende seus compatriotas residentes no Uruguai, Argentina e Chile.

Os Estados Unidos mentem para justificar o envio de sua frota de guerra para as costas venezuelanas, disse Peña.

Ele se referiu ao componente de guerra psicológica e midiática com o qual Washington inventa cartéis de drogas como “El tren de Aragua” ou “Los Soles” e busca denegrir a figura do presidente Nicolás Maduro e destruir a institucionalidade de seu país.

São invenções para justificar a assinatura, em segredo, da ordem que determina ao Pentágono iniciar ações para o uso da força contra a Venezuela, apontou o diplomata.

Está em risco a declaração da América Latina e do Caribe como zona de paz, acordada pelos presidentes do continente na cúpula da Celac realizada em janeiro de 2014 em Havana, reiterou.

Representantes de organizações sociais uruguaias se manifestaram no encontro em apoio à revolução bolivariana e em denúncia da ameaçadora presença militar dos Estados Unidos no Caribe.

A esse respeito, foi divulgada uma declaração da Frente Continental de Organizações Comunitárias, que defendeu o direito da Venezuela de preservar sua autodeterminação e soberania diante da intromissão de Washington.

mem/ool/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa