Em conversa com a Prensa Latina, Dylan Vernon, um dos organizadores do encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas de diferentes setores da sociedade, explicou em seu perfil no Facebook que o fórum “Chamado à Ação pela Palestina” busca canalizar a solidariedade belizenha com o povo palestino.
O evento, realizado no espaço cultural “ImagiNATION Factri”, na Cidade de Belize, foi caracterizado por um diálogo profundo e crítico e proporcionou uma plataforma para a comunidade expressar suas preocupações em relação à guerra e às acusações de genocídio perpetradas por Israel na Palestina.
Os participantes reconheceram a longa história de resistência palestina anterior a 2023 e apontaram a cumplicidade de nações poderosas e corporações internacionais no conflito.
A ativista reconheceu a posição firme do governo de Belize sobre esta questão, mas reiterou a necessidade de a sociedade civil se organizar e intensificar seus esforços.
Após um brainstorming sobre possíveis caminhos para a ação, a maioria dos participantes decidiu formar um grupo de solidariedade à Palestina em Belize, que se tornará oficial nos próximos dias.
O objetivo deste coletivo é organizar ações que visem apoiar a luta pela libertação da Palestina, e eles concordaram em convocar urgentemente uma reunião de fundação para estruturar o grupo e começar a implementar as iniciativas prioritárias discutidas.
O evento foi concluído com um consenso sobre o poder da ação coletiva e a responsabilidade global de impulsionar a mudança. Um folheto foi compartilhado com várias opções de ação, que serão avaliadas pelo grupo em formação.
arc/ohh / fav