Segundo Pérez, a denúncia se estende à mineradora canadense Dundee Precious Metals, devido a irregularidades relacionadas à emissão da licença ambiental para o projeto de mineração de Loma Larga.
Em declarações à imprensa, Pérez afirmou que, em 23 de junho, o governo concedeu a licença ambiental a essa empresa, um processo que, segundo ele, foi realizado “de forma secreta e clandestina”.
Ele argumentou que houve reuniões anteriores em Toronto, Canadá, para discutir o projeto, das quais participaram Noboa, a ministra das Relações Exteriores, Gabriela Sommerfeld, e executivos da mineradora.
Ele também indicou que Valbonesi, esposa do presidente equatoriano, teria recebido doações irregulares de Dundee, documentação que, segundo ele, já foi apresentada ao Ministério Público.
“A empresa de Dundee obteve uma licença ambiental por meio de fraude, doando, influenciando e exercendo influência de forma fraudulenta”, afirmou o autor.
O governo ainda não se pronunciou sobre a denúncia.
Na semana passada, organizações indígenas e sindicais se uniram para denunciar o impacto do projeto de mineração Loma Larga na reserva Kimsacocha, localizada na província de Azuay, no sul do país.
Em resposta à tentativa da Dundee Precious Metals de realizar atividades extrativas na área rica em água, os grupos de proteção hídrica convocaram uma passeata na cidade de Cuenca, no sul do país, em 16 de setembro.
O presidente da Federação de Organizações Indígenas e Camponesas de Azuay (FOA), Lauro Sigcha, relatou que Valbonesi visitou paróquias rurais de Cuenca com presentes para convencer os moradores de que o projeto de mineração “não os prejudicará”.
Kimsacocha é uma área natural protegida de 3.217 hectares que contém importantes fontes de água para a cidade de Cuenca e outras cidades próximas.
A operação de mineração proposta inclui a extração de ouro, prata e cobre, com um investimento estimado de US$ 419 milhões.
Por enquanto, o Ministério de Energia e Minas suspendeu o início das atividades extrativas até que a empresa publique seu Plano de Gestão Ambiental de forma clara e acessível, especialmente as medidas para proteger as fontes de água.
arc/avr/glmv