Com o tema “Transformando a avaliação educacional: rumo à aprendizagem de qualidade e à tomada de decisões informadas”, o evento se estenderá até 29 de agosto como uma plataforma para compartilhar pesquisas, experiências e boas práticas com o objetivo de melhorar os resultados da aprendizagem e informar as políticas.
Organizada pelo Serviço de Testes e Avaliação Educacional da Etiópia, a edição deste ano apresenta 124 trabalhos de pesquisa e discussões que buscam estabelecer uma Estrutura de Avaliação Continental Comum para harmonizar o processo de avaliação nos países africanos.
A escolha da Etiópia como anfitriã destaca sua liderança na promoção da qualidade educacional e no fomento da colaboração continental no setor na África, de acordo com fontes oficiais.
O vice-primeiro-ministro da Etiópia, Temesgen Truneh, ao abrir a reunião, destacou o papel transformador da educação no desenvolvimento do continente. “Estamos unidos por um propósito comum: fazer da educação o motor da transformação e do progresso da África”, disse.
Tiruneh considerou que a atividade é mais do que uma medida de aprendizado: é uma ferramenta de orientação que ajuda na tomada de decisões e define estratégias futuras.
Reafirmou o compromisso de Adis Abeba com a construção de um sistema de ensino e avaliação que seja justo, proposital e capaz de promover tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas.
mem/nmr/bm