Nas primeiras horas da manhã de domingo, Kajiki estava localizada
no mar noroeste do arquipélago de Hoang Sa, a aproximadamente 620 quilômetros (km) da província de Nghe An e a aproximadamente 600 km a leste de Ha Tinh. Os ventos mais fortes foram de nível 12 (118-133 km/h), com rajadas de nível 15.
A tempestade, que se move a uma velocidade de aproximadamente 20 km/h, deve chegar amanhã às 7h (horário local) ao sul do Golfo de Bac Bo, a aproximadamente 160 km de Nghe An e a aproximadamente 140 km de Ha Tinh. A tempestade deve atingir intensidade 12-13, com rajadas de 15 e potencial para se intensificar.
Em resposta a essa situação, o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, emitiu um comunicado oficial alertando que, de acordo com as previsões, “esta é uma tempestade muito forte, com ampla gama de influência, movendo-se muito rapidamente e sendo particularmente perigosa”.
A partir desta noite até o dia 27, a região de Thanh Hoa a Quang Tri sofrerá fortes chuvas, entre 150 e 300 milímetros, com precipitação superior a 600 mm em alguns locais. Isso representa um risco muito alto de inundações repentinas, deslizamentos de terra em áreas montanhosas e inundações em áreas baixas, margens de rios e áreas urbanas.
De acordo com a diretiva governamental emitida no dia anterior, as autoridades provinciais devem decidir, com base na situação específica de cada localidade, proibir todas as atividades marítimas.
Também recomenda o adiamento de reuniões e trabalhos que não sejam realmente necessários nas províncias e cidades costeiras, de Quang Ninh a Quang Ngai, e a mobilização de todo o sistema político local para participar, orientar e implementar medidas de resposta à tempestade em tempo hábil.
Também solicita apoio à população para reforçar suas casas, podar árvores e reforçar e proteger a infraestrutura, bem como a produção, especialmente a agrícola.
O Despacho Oficial também enfatiza que “em nenhuma circunstância as pessoas devem ser autorizadas a permanecer em barcos, jangadas e cabanas de aquicultura quando a tempestade as afeta diretamente” e indica que, se necessário, medidas coercitivas devem ser tomadas para garantir a segurança das pessoas.
De acordo com a agência de notícias VNA, 152 mil 387 domicílios com 586.770 pessoas foram evacuadas até o momento em Thanh Hoa, Quang Tri, Thua Thien Hue e Da Nang, e 59.613 embarcações com 248.820 tripulantes foram contatadas para informá-las sobre a trajetória e o perigo do tufão.
Por sua vez, as Forças Armadas mobilizaram mais de 346.000 efetivos, entre militares e civis, e 8.200 veículos e equipamentos de resposta, incluindo carros, barcos, helicópteros e drones, que estarão prontos para intervir em evacuações, inspeções de diques, proteção de infraestruturas essenciais e busca e salvamento.
oda/mpm/glmv