Sexta-feira, Agosto 22, 2025
NOTÍCIA

Presidente da Bolívia participa da Cúpula dos Países Amazônicos

La Paz, 22 ago (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, passou o bastão de comando ao vice-presidente, David Choquehuanca, e participa hoje na Colômbia da reunião de presidentes de países amazônicos, segundo suas redes sociais.

“Estamos partindo para a irmã República da Colômbia para participar da Cúpula dos Países Amazônicos, reafirmando nosso firme compromisso com a proteção e o cuidado de nossa Amazônia e nossa Mãe Terra (…)”, escreveu o dignitário em sua conta no X.

Os debates desta sexta-feira resultarão na Declaração de Bogotá, um documento que consolidará o consenso alcançado e será a base da posição regional comum a ser apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025, a ser realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém do Pará, Brasil.

A agenda desse fórum, que começou na última segunda-feira em Bogotá, busca salvaguardar o maior bioma do planeta e, entre outros assuntos, inclui o workshop “Amazônia rumo à COP30: Posição Regional da Amazônia para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025”.

Também prevê outras reuniões entre os órgãos que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Os organizadores também anunciaram o espaço para o Encontro dos Povos Indígenas e um evento do Sistema Nacional de Cooperação na Região Amazônica.

Insiste-se que o objetivo central da Cúpula é avançar nos acordos regionais para evitar o ponto de não retorno para a Amazônia, um ecossistema que, de acordo com especialistas, perderia irremediavelmente sua capacidade de autorregeneração se atingir um nível de desmatamento próximo a 24%.

O fórum de Bogotá reúne presidentes, vice-presidentes, ministros, chanceleres e representantes dos países membros da OTCA, além de líderes indígenas, comunidades afrodescendentes, defensores do meio ambiente, acadêmicos e conhecedores dos ancestrais.

O principal objetivo da Cúpula é adotar uma declaração conjunta que estabeleça acordos regionais, nos quais sejam estabelecidas prioridades compartilhadas para a defesa da Amazônia como um bioma que não é apenas fundamental para a região, mas também para a vida do planeta, disse a vice-ministra colombiana de Gestão Ambiental da Terra, Tatiana Roa.

mem/jpm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa