Durante a visita, o presidente recebeu informações atualizadas sobre o processo de recuperação parcial da unidade número dois, como parte do Programa Governamental para a Recuperação do Sistema Elétrico Nacional (SEN).
Díaz-Canel insistiu que todas as ações realizadas atendem à qualidade exigida e enfatizou que a recuperação do SEN é uma prioridade nacional.
Após conversar com autoridades provinciais, o chefe de Estado indicou que dará atenção prioritária aos trabalhadores envolvidos na manutenção da usina termelétrica, segundo a Presidência da República na rede social X.
Como parte de sua agenda, o presidente visitou a Cooperativa de Produção Agrícola da Amizade Cuba-Camboja, que se concentra principalmente em plantações de cana-de-açúcar, cuja produtividade tem aumentado constantemente.
“São exemplos que nos impedem de desistir”, afirmou o presidente, após conhecer as ações tomadas para recuperar a entidade, que também cultiva diversos cultivos, produz carne e leite, carvão e madeira, e presta serviços a outros setores produtivos.
Díaz-Canel também visitou o Parque Natural e de Aventura “Escaleras de Jaruco” para acompanhar o andamento do programa de recuperação deste complexo turístico pertencente ao grupo empresarial Gran Caribe.
Em conversa com executivos e investidores, o presidente recebeu uma atualização sobre o andamento da segunda fase do projeto, que inclui diversas obras em fase final, como o restaurante El Árabe e a cafeteria El Mirador.
Ele também reconheceu a beleza natural da região, a forma como as atrações foram pensadas para esse segmento turístico e lembrou a influência do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, na concepção deste parque, localizado a 35 quilômetros de Havana.
arc/mks/glmv