O instrumento jurídico foi assinado pela ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, e pelo Presidente da JICA, Tanaka Akihiko, na presença do Presidente do país africano, informou a Presidência, sem fornecer mais detalhes sobre o documento.
Lourenço, atual presidente em exercício da União Africana (UA), encontra-se em Yokohama, no Japão, para participar na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), contexto em que manteve encontros esta quinta-feira com diversas entidades, incluindo a delegação da JICA liderada pelo seu presidente.
Ele também conversou com seu homólogo burundês, Évariste Ndayishimiye, sobre o fato de o Burundi ocupar a primeira vice-presidência da Assembleia da União Africana e, portanto, substituir Angola na presidência no próximo ano.
O chefe de Estado angolano também conversou com o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Américo d’Oliveira dos Ramos, sobre o estado das relações entre os dois países.
Lourenço também conversou com o Presidente do Conselho da República do Togo e Chefe de Governo, Faure Essozimna Gnassingbé, e posteriormente se encontrou com o Diretor-Geral da Corporação Financeira Internacional, Makhtar Diop, com quem discutiu as relações bilaterais.
De acordo com a Presidência angolana, o presidente também conversou com o Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas e Administrador Executivo Interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Xaoliang Xu.
Nesta quinta-feira, o chefe de Estado participou das sessões do Ticad, especificamente em uma mesa redonda com líderes empresariais, onde convidou empresas japonesas a estabelecer e fortalecer relações de cooperação com empreendedores africanos e investir em soluções para os desafios atuais.
arc/kmg/glmv