Destas, seis ocorreram no departamento da capital, três em Baja Verapaz, duas em Chimaltenango e uma per capita em Suchitepéquez e Santa Rosa, detalhou o sistema, totalizando 1.081 ocorrências durante a temporada (maio a novembro).
A Conred relatou 126 pessoas impactadas e danos em 27 casas entre ontem e o início desta manhã.
O incidente mais grave, segundo a imprensa local, envolveu um casal arrastado por uma forte correnteza no povoado de Tactic, Pasubir, município de Cubulco, Baja Verapaz. A mulher morreu em seu veículo e seu marido está desaparecido.
Outro incidente significativo foi o desabamento da Ponte Mocá, em Suchitepéquez. De acordo com o Ministério das Comunicações, Infraestrutura e Habitação, sua estrutura não permitiu o tráfego de veículos devido aos danos causados pela inundação.
Esta obra conecta os trechos entre a RD-SCH-14 (desvio de Chicacao) e a RD-ESC-27 (desvio de Tiquisate e Escuintla), portanto, seu fechamento afetará o tráfego na rota para o sudoeste do país.
A Direção de Proteção e Segurança Viária (Provial) revelou recentemente que inaugurou uma ponte paralela com faixa reversível e sinalização especial para manter o tráfego seguro e fluido.
O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia explicou que os remanescentes da onda 23 de leste causaram as chuvas, juntamente com o aquecimento diurno.
O Instituto alertou que estas poderiam se intensificar, gerando tempestades, granizo, ventos fortes e causando mais complicações na região. Conred recomendou evitar atravessar rios com cheias ou ruas alagadas, manter-se informado apenas por meio de relatórios oficiais e identificar áreas de risco e locais seguros para ir em caso de emergência na comunidade.
arc /znc/glmv