A visita faz parte da cerimônia de entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UDM), que serão distribuídas para bairros de todo o país.
A cerimônia acontecerá no pátio da Flash Engenharia, no bairro Alto da Boa Vista, empresa responsável pela adaptação dos veículos.
Durante o evento, o presidente e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também visitarão a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Essas UDMs fazem parte dos investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saúde, que visa levar atendimento odontológico a áreas de difícil acesso.
Segundo o Ministério da Saúde, o lote atual representa um investimento de aproximadamente R$ 28 milhões e a expectativa é de que beneficie aproximadamente 800 mil pessoas.
Em 2023, mais 400 unidades foram entregues, reforçando a política de saúde do governo federal.
Pela terceira vez, Lula visitará Sorocaba em apenas seis meses.
Em março, ele entregou 758 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e anunciou novos investimentos da japonesa Toyota (líder mundial na fabricação de automóveis) no Brasil.
Leandro Soares, presidente da SMetal, enfatizou que a presença frequente de Lula no país demonstra o compromisso da administração central do país com políticas públicas que beneficiem a população trabalhadora.
“O governo Lula reativou políticas públicas que haviam sido abandonadas, e essas ações geraram centenas de empregos na indústria de Sorocaba, beneficiando a cidade tanto na saúde quanto no emprego”, afirmou.
A chamada política Nova Indústria Brasil (lançada pelo governo federal em janeiro de 2024, com o objetivo de modernizar e impulsionar o desenvolvimento até 2033) é citada como um fator de fortalecimento do setor produtivo local.
Assim, as sucessivas visitas de Lula reforçam a percepção de que Sorocaba é considerada um dos principais motores do progresso nacional, impulsionada por sua sólida base industrial e classe trabalhadora.
Com a entrega das UDMs, o fundador do Partido dos Trabalhadores dá continuidade ao seu plano de levar atendimento odontológico a quem mais precisa.
As novas ambulâncias aumentaram a cobertura populacional para 89,40%. Estima-se que 20 milhões de pessoas serão beneficiadas.
rc/ocs / fav