Até as 11h (horário local) de quarta-feira, mais de um milhão e 760 mil contribuições foram recebidas, totalizando 352 bilhões de dongs (cerca de 13 milhões e 538 mil dólares), o que excede em muito a meta inicial estabelecida em 65 bilhões de VND (mais de dois milhões e 470 mil dólares).
O alto valor, anunciado em uma reunião do Comitê Organizador da campanha, confirma o forte compromisso e a amizade especial entre os povos do Vietnã e de Cuba, disse a organização social humanitária.
A reunião também destacou a grande atenção dada pela mídia nacional e internacional ao andamento do programa, bem como o amplo movimento gerado nas redes sociais, que estão repletas de mensagens de apoio à iniciativa e a vontade de continuar contribuindo até 16 de outubro.
A campanha de apoio ao povo cubano foi lançada pela Cruz Vermelha do Vietnã na última quarta-feira, por ocasião do 99º aniversário do Comandante-em-Chefe Fidel Castro e no contexto do Ano da Amizade Vietnã-Cuba e do 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
Na cerimônia de lançamento, o membro do Bureau Político do Partido Comunista (PCV) e presidente da Frente da Pátria do Vietnã, Do Van Chien, enfatizou que essa ação demonstra a tradição de humanidade do povo vietnamita e a profunda amizade entre os povos vietnamita e cubano.
O programa não visa apenas fornecer apoio material para superar as dificuldades imediatas pelas quais Cuba está passando, mas também difundir fortemente uma mensagem de empatia e solidariedade internacional, disse Van Chien, reiterando que, sob quaisquer circunstâncias, o povo vietnamita sempre estará ao lado do povo cubano.
Ele observou que essa é uma conexão tradicional de afeto que se estende por 65 anos e na qual “o afeto fraterno superou todas as distâncias geográficas e condições econômicas para se tornar um valor espiritual duradouro”.
A meta inicial da campanha de arrecadar 65 bilhões de dongs foi atingida em apenas 30 horas, o que, segundo o presidente da Sociedade da Cruz Vermelha do Vietnã, Nguyen Hai Anh, foi uma demonstração clara da solidariedade especial, da lealdade e da firmeza do povo vietnamita em relação ao povo cubano.
mem/mpm/bm