Quinta-feira, Agosto 21, 2025
NOTÍCIA

Diretoras no Festival Internacional de Cinema de Santiago do Chile

Santiago do Chile, 20 ago (Prensa Latina) A seção Diretores em Foco do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic), que continua hoje na capital chilena, está dedicada a dar maior visibilidade à participação das mulheres na indústria cinematográfica.

Seis diretoras de diferentes partes do mundo estão exibindo seus filmes nesta 21ª edição do evento, que vai até 23 de agosto no Cinépolis La Reina, no complexo Parque Arauco e no Centro de Arte Alameda.

“Estamos entusiasmados por apresentar esses filmes dirigidos por cineastas talentosos de diversos territórios, cujas perspectivas e estilos únicos abordam questões contingentes com grande sensibilidade”, disse o diretor artístico e fundador do Sanfic, Carlos Núñez.

Em informações publicadas no site oficial do festival, Núñez destacou o espírito inovador e visionário dessas obras.

Temas como amizade, memória, identidade, corpo feminino e legados coloniais são refletidos aqui tanto na ficção quanto no documentário.

O Chile está representado na exposição com “Alicia bajo la higuera”, de Manuela Thayer, uma viagem pelo universo poético da escritora Alicia Morel (1921-2017), mais conhecida no campo da literatura infantil.

Do Uruguai, Carolina Campo apresenta “La fábula de la tortuga y la flor”, que narra a amizade entre duas mulheres e como elas enfrentam a doença terminal de uma delas.

A Espanha traz “Jone, a veces”, de Sara Fantova; da Alemanha, “Reproducción”, de Katharina Pethke, e “Shahid”, do diretor iraniano Narges Kalhor.

Também da Alemanha, mas em coprodução com a Tanzânia, o festival apresentará “The Empty Grave”, de Agnes Lisa Wegner e Cece Mlay, sobre duas famílias do país africano que lutam para repatriar os restos mortais de seus antepassados roubados durante a era colonial.

O Festival Internacional de Cinema de Santiago é patrocinado pela Fundação CorpArtes e cofinanciado pelo Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio.

oda/car/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa