O Ministério das Relações Exteriores disse em um comunicado que o diplomata discutiu a questão por telefone com seu colega russo, Sergey Lavrov.
Ele discutiu o progresso feito em reuniões recentes com milícias palestinas, incluindo o Movimento de Resistência Islâmica, para avançar em uma trégua, enquanto se aguarda uma resposta do governo de Benjamin Netanyahu.
O ônus agora recai sobre Israel para aprovar o acordo, observou a autoridade.
Abdelatty também explicou os preparativos do Cairo para uma conferência internacional sobre a reconstrução de Gaza após o fim da guerra.
O ministro também manteve conversas separadas nas últimas horas com seus colegas britânicos e turcos David Lammy e Hakan Fidan, com o chefe de política externa da UE Kaja Kallas e com o vice-presidente palestino Hussein al-Sheikh.
As ligações fizeram parte da campanha diplomática do Egito para apoiar os esforços de cessar-fogo em Gaza, de acordo com um comunicado separado do Ministério das Relações Exteriores.
Durante os contatos, Abdelatty pediu uma maior pressão internacional sobre Israel para que aceite a proposta de trégua a fim de aliviar a grave crise humanitária em Gaza.
Em resposta, as autoridades estrangeiras elogiaram o papel central de mediação do Cairo, segundo o comunicado.
oda/rob/bm