A escola, localizada no município de Jinotepe, no departamento, leva o nome de Bismarck Martínez em homenagem ao militante sandinista que, em junho de 2018, em meio à tentativa frustrada de golpe, foi sequestrado, torturado e desaparecido por grupos terroristas de direita.
A copresidente nicaraguense, Rosario Murillo, comemorou a inauguração da escola e destacou que seu currículo inclui oficinas de arte, cultura, participação de corais e orquestras sinfônicas de Rubén Darío, dança, pintura e xadrez avançado.
Da mesma forma, estão incluídos cursos tecnológicos em robótica e inteligência artificial, além de plataformas educacionais e modalidades esportivas que fortalecem a aprendizagem integral dos alunos.
“Que melhor bênção do que a educação com a paz, a tranquilidade e a segurança que vivenciamos em nossa abençoada Nicarágua?”, expressou o presidente em nota à imprensa do Poder Cidadão.
O Ministro da Educação, Mendy Arauz, afirmou que o centro educacional Bismarck Martínez demonstra o compromisso contínuo do governo nicaraguense com a educação, sob a liderança dos copresidentes Daniel Ortega e Rosario Murillo.
rc/ybv/glmv