A autoridade indicou que as negociações entre as autoridades de ambos os países continuam e, nesse contexto, o Equador recebeu “uma proposta interessante dos Estados Unidos, com uma lista de produtos cuja sobretaxa passaria de 15% para zero”.
Embora a porta-voz não tenha especificado quantos ou quais tipos de produtos seriam beneficiados, ela afirmou que “há produtos-estrela”.
“O que estamos fazendo, no momento, é negociar para adicionar mais produtos a essa lista”, afirmou Jaramillo em sua coletiva de imprensa semanal.
Ele acrescentou que, no momento, não há uma data prevista para o encerramento das negociações, embora o objetivo de Quito seja concluí-las o mais breve possível.
Desde 7 de agosto, os produtos equatorianos que entram nos Estados Unidos estão sujeitos a uma tarifa de 15%, como parte das medidas anunciadas pelo governo Trump para o Equador e outros países que mantêm superávit comercial com os Estados Unidos.
Entre os produtos mais exportados desta nação andina para o país do norte estão camarão, banana, flores, além de cacau e seus derivados.
rc/avr/glmv