Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Camboja garante acesso à escola para crianças repatriadas

Phnom Penh, 18 ago (Prensa Latina) O Ministério de Educação, Juventude e Esporte do Camboja revisa hoje as diretrizes para reintegrar ao sistema educativo nacional as crianças que retornam da Tailândia após incidentes armados na fronteira comum.

O ministro Hang Chuon Naron presidiu uma reunião para discutir a política para garantir o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade para essas crianças durante o ano acadêmico de 2025-2026.

Naron enfatizou a importância de integrar os alunos em escolas públicas e centros de aprendizagem em todo o país como parte dos esforços para construir a coesão social e fortalecer a educação nacional.

A minuta das diretrizes de reintegração foi apresentada na reunião e discutida por autoridades e instituições governamentais sobre mecanismos de recepção, critérios de matrícula e programas para alunos com baixo desempenho.

Também foram discutidos os preparativos para o próximo ano letivo, a organização das salas de aula e dos professores, o fornecimento de materiais, a participação da comunidade, a colaboração com parceiros de desenvolvimento e os sistemas de monitoramento e avaliação.

O ministro pediu para acelerar a finalização do documento, garantir uma coordenação eficaz para sua implementação e para que os escritórios das escolas provinciais, distritais e públicas estejam totalmente preparados.

mem/nvo/liz/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa