Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Erin provoca chuvas no norte da República Dominicana

Santo Domingo, 17 de agosto (Prensa Latina) O Instituto Dominicano de Meteorologia (Indomet) informou hoje que mantém o nível médio de alerta (amarelo) para oito províncias devido ao risco de chuvas intensas e fortes ondas marítimas causadas pelo impacto indireto do furacão Erin.

Em seu boletim desta manhã, o Indomet indicou que Erin estava localizado a cerca de 290 quilômetros (km) a nordeste de Punta Cana e aproximadamente a 245 km ao norte de San Juan, Porto Rico.

Estão em alerta La Altagracia, Espaillat, El Seibo, Puerto Plata, Hato Mayor, Montecristi, Samaná e María Trinidad Sánchez.

De acordo com o comunicado, o furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson se desloca para oeste/noroeste a uma velocidade de 22 km/h, com ventos máximos sustentados de 205 km/h, após atingir a categoria 5 na noite passada.

De acordo com o Instituto, faixas de nuvens produzem chuvas locais, tempestades elétricas, fortes rajadas de vento e ondas perigosas sobre as províncias do Atlântico Norte do país, como La Altagracia, La Romana, San Pedro de Macorís, El Seibo e Hato Mayor.

Essas condições, à medida que o sistema se move para oeste/noroeste, se estenderão especialmente para Santo Domingo, Monte Plata, Santiago, La Vega, Monseñor Nouel, entre outras”, detalhou.

No Distrito Nacional e no norte de Santo Domingo, são esperadas chuvas locais, rajadas de vento e possíveis inundações urbanas.

oda/mpv/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa