Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Artista etíope Debebe Eshetu lamenta a morte

Adis Abeba, 17 de agosto (Prensa Latina) O presidente Taye Atske-Selassie e o primeiro-ministro Abiy Ahmed lamentaram hoje a morte da renomada artista etíope Debebe Eshetu, aos 83 anos, após vários anos de uma doença dolorosa.

Selassie, em sua conta na rede social X, expressou seu profundo pesar pelo falecimento de Eshetu, afirmando que ele deve ser lembrado “por seu profundo amor por seu amado país, a Etiópia, e seu povo, e por suas contribuições para o avanço da arte e do conhecimento”.

Ele foi um grande homem que dedicou sua vida à verdade e à arte, e um modelo para sua geração. “Que sua alma descanse em paz!”, concluiu a publicação.

Ahmed, por sua vez, expressou sua profunda tristeza na mesma plataforma digital pelo falecimento do proeminente artista, que deixou uma marca profunda na história da arte moderna etíope.

“Debebe Eshetu é uma das principais figuras no desenvolvimento do teatro e do cinema etíope moderno. Sempre nos lembraremos do papel que ele desempenhou, com seu talento artístico, ajudando a Etiópia a concluir com sucesso a jornada de mudança que havia iniciado”, enfatizou.

Eshetu era um artista experiente e versátil que cativou inúmeras plateias com sua participação em diversos filmes e produções teatrais, incluindo “Shaft in Africa”, além de diversos outros filmes locais e estrangeiros.

Ele também foi autor, tradutor, cantor, jornalista e defensor dos direitos humanos.

oda/nmr/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa