“Nas atuais condições, a UE dificilmente pode ser atrativa para candidatos mais ou menos bem-sucedidos”, escreveu ele em sua conta na rede social X, em resposta à publicação de um usuário que compilava estatísticas de opinião pública sobre a adesão à UE em países candidatos.
De acordo com os números citados na publicação, 94% dos habitantes da Albânia, 90% dos habitantes do Kosovo não reconhecido, 87% da Ucrânia, 83% de Montenegro, a mesma porcentagem da Geórgia e da Bósnia e Herzegovina, 79% da Macedônia do Norte, 61% da Moldávia, 56% da Turquia e 35% da Sérvia estão interessados em aderir à UE.
Entre os países que não possuem status de candidatos, 48% dos habitantes do Reino Unido, 47% da Islândia, 35% da Noruega e 7% da Suíça estão interessados em aderir.
Albânia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Moldávia, Macedônia do Norte, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Montenegro possuem status oficial de candidatos à adesão à UE.
A UE está pressionando a Sérvia para que aceite conceder esse status ao território não reconhecido do Kosovo, o que equivaleria, de fato, ao reconhecimento oficial da independência desse território.
ode/gfa/glmv