Nos Alpes Piemonteses, no dia anterior, foi escalado o Pico Fidel no Monte Arpone, onde foi realizada uma cerimônia em homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, que nasceu em 13 de agosto de 1926 em Biran, província de Holguin.
O evento contou com a presença de membros dos círculos do grupo nas cidades de Turim, Valle di Susa, Collegno, Novara, Alessandria Giaveno, Cuneo e Asti, que expressaram que as ideias defendidas por Fidel ainda são válidas como uma luz de esperança para um futuro mais unido e mais justo, de acordo com a nota.
Em Nápoles, o círculo Alessandra Riccio da Anaic também desenvolveu várias iniciativas, incluindo a divulgação nas redes sociais de um vídeo no qual os membros desse grupo de solidariedade destacaram a figura do homem que, segundo eles, “sempre lutou em defesa dos direitos de todos os homens e mulheres em todos os lugares do mundo”.
Anteriormente, na noite de 12 de agosto, um material audiovisual dedicado a Fidel foi lançado no canal do Youtube da ItaliaxCuba, apresentado por Walter Persello, membro do secretariado nacional da organização.
“Continuamos a preservar a imagem do heroico líder cubano como um personagem homérico, tanto por suas inúmeras batalhas, cheias de juventude, quanto por sua impressionante personalidade”, afirma a mensagem da Anaic.
Nela, os membros da associação italiana reafirmaram que “continuaremos a defender o legado histórico do Comandante em Chefe, por meio de nosso trabalho diário de solidariedade com a Revolução Cubana”.
mem/ort/bm